|
O governador Binho Marques declarou abertos os 12º Jogos Escolares e Paraolímpicos 2010 nesta segunda-feira, 12, no Ginásio Álvaro Dantas, com a presença de autoridades como o prefeito em exercício de Rio Branco, o vereadcor Juraci Nogueira, a deputada federal Perpétua Almeida, a secretária de Estado da Educação, Maria Corrêa, o deputado estadual Ney Amorim e o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.
É o maior evento esportivo do Acre", disse o governador, lembrando que estão sendo investidos cerca de R$ 1,5 milhões nos Jogos Escolares deste ano. A cerimônia foi marcada pela emoção com a entoação do Hino Acreano e a apresentação de uma peça baseada na música "Ciranda da Rosa Vermelha" por estudantes do Instituto de Ensino Especial Dom Bosco, que assim como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais leva atletas para as disputas paraolímpicas.
"Graças à política do Estado temos condições de ver eventos como este acontecendo", disse o secretário de Esportes, Turismo e Lazer, Cassiano Marques.
A Tocha Olímpica foi conduzida pelos atletas Kelington Silva e Maikon Moreira, do Dom Bosco. Binho recebeu a Tocha das mãos de Kelington e a repasou às autoridades, até que fosse acesa a Pira Olímpica, marcando o início das competições. Incentivar o esporte como ação educativa é a proposta do Governo do Estado para transformar o Acre em um lugar melhor para os jovens. Há doze anos, quando os Jogos Escolares foram retomados, as escolas públicas não ofereciam ambiente adequado para a prática esportiva. Promovido pelo Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Educação, Secretaria de Esportes Turismo e Lazer e Prefeituras Municipais, os Jogos Escolares do Acre têm por finalidade promover a ampla mobilização e integração da juventude, tendo em vista aumentar a participação em atividades esportivas em todo o Estado.
São esperados cerca de 25 mil estudantes participando dos Jogos em todos os 22 municípios. De acordo com Maria D´ávila, do IDB, pelo menos seis atletas paraolímpicos estão prontos para a competição. Eles devem participar em atletismo, natação, bocha e arremesso de dardo. A atleta Isabele Oliveira fez o Juramento do Atleta. Ela é campeã em voleibol pelo Colégio Armando Nogueira nos jogos de 2009.
Para a secretária de Estado da Educação, Maria Corrêa, os Jogos Escolares são importantes no rendimento escolar. De seu lado, o deputado estadual Ney Amorim, que já participou dos Jogos, desejou boas disputas para todos. "Já estive nestes jogos e desejo que todos possam participar com alegria e felicidade", afirmou ele. "Tenho certeza de aqui estão os melhores", resumiu a deputada Perpétua Almeida. Na capital, os jogos serão realizados a partir desta terça-feira,13, até o próximo dia 20 de abril.
O evento é sempre marcado pela integração entre estudantes de Rio Branco e dos municípios do interior. As escolas classificadas na etapa municipal participam da seletiva que acontece em duas regionais, sendo que uma é em Rio Branco e a outra em Cruzeiro do Sul. Em seguida, os vencedores disputam a fase estadual, e os ganhadores seguem para a nacional.
Velas de 12 anos sobre um bolo confeitada foram sopradas por atletas olímpicos e paraolímpicos, como Alfonsinho Nemetala, cadeirante de 18 anos que conseguiu classificação para a fase nacional do campeonato de bocha. "Minha esperança é trazer medalha", disse o jovem que estuda no Instituto Dom Bosco. (Agência de Notícias do Acre)
|